top of page

FGTS Digital: data para testes dos grupos 2, 3 e 4 é adiada

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que a data de início de testes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital foi prorrogada de 16 de setembro para 23 de setembro.

Com isso, os demais grupos do eSocial terão que esperar mais uma semana para conseguir acessar a plataforma.

De acordo com o MTE, foi preciso alterar a data em razão da necessidade de se fazer uma parada técnica no ambiente de produção do eSocial. Isso porque essa manutenção precisa ser feita após o dia 20 de setembro, data de vencimento da Contribuição Previdenciária.


Vale lembrar que essa já é a segunda alteração realizada no cronograma de implementação do FGTS. O início de testes para as empresas do Grupo 1 estava previsto para o dia 16 de agosto e foi prorrogado para 19 de agosto.

Novo cronograma FGTS Digital

Confira o novo cronograma do FGTS Digital após a prorrogação:

CronogramaGrupoDataPeríodo de testesGrupo 119 de agosto de 2023 a 10 de novembro de 2023Grupos 2, 3 e 423 de setembro de 2023 a 10 de novembro de 2023Preparação do sistema-10 de novembro de 2023 a 31 de dezembro de 2023Entrada em produçãoTodos1 de janeiro de 2023

Testes FGTS Digital

Apesar disso, a MTE afirma que o ambiente de teste ocorreu conforme o esperado.


“As empresas do grupo 1 estão conseguindo visualizar o reflexo das informações prestadas no eSocial dentro do FGTS Digital. Alguns ajustes pontuais foram realizados e o sistema continua em monitoramento permanente para outras melhorias”, afirmou o MTE, em nota.

É importante destacar que os empregadores devem aproveitar o período de testes para fazerem uso das funcionalidades disponibilizadas, em especial a geração guias e a simulação de pagamento das mesmas, para que se possa simular todo o ciclo de recolhimento do FGTS.

Fonte: Portal Contábeis






Commentaires


bottom of page